Páginas

6 de março de 2011

Troca de mercadoria e de objetivo

Pessoal. Fui ate o centrinho da Ilha. Fui trocar um presente que não serviu...da época ainda do meu aniversário. O caminho estava apinhado de gente querendo ficar feliz, alguns acho até que estavam conseguindo..outros dava para ver que não e muitos tentando, tentando. Eu peguei trânsito como se diz por ai. Cheguei na loja e anunciei a troca. Acho que se tivesse anunciado um assalto teria sido mais bem tratado. A gerente estava literalmente estressada. Sua amígdala ( centro neuro-endócrino das emoções no cérebro) pressionava o hipotálamo a produzir o máximo possível de adrenalina e outros terríveis neuro-transmissores. A bichinha me olhou e anunciou: " Tô muito ocupada, agora não posso" . Eu mal havia dado bom dia. Fiquei calmo, acho eu. Óbvio que mal amado, mas isso não dispenso nem no Carnaval. Era uma demissão de um funcionário que estava movimentando o local e a alma dessa moça. Ela falava freneticamente com alguém no Nextel e assim todos podiam ouvir tudo e não entender nada. O funcionário demitido pegou o tal celular e passou a falar com o temido Depto Pessoal. De todos os departamentos que conheço em empresas este geralmente é o mais impessoal e desumano e por isso ouvia a voz tensa, submissa e triunfal do funcionário. Sair de uma emprego há de ser das melhores coisas na vida de uma pessoa. Finalmente livre de estar de acordo com alguma coisa que não se fica de acordo nunca. O patrão quer coisas que se justificam, mas são insuportáveis. A gerente em nome do patrão estava bufando, mas tinha ao seu lado o temido Depto. Pessoal que nessas horas e outras também é bom para o patrão e quer ser para o empregado e vice-versa o que além de impossível soma à tragédia o cinismo amoral cultivado em dezenas de doutorados nessa área. Bem, isso me animava a ficar ali. Outros clientes incautos pediam para ver mercadorias. Muito interessante. Um pediu ao demitido e foi atendido ou seria justo dizer meio atendido, porque o funcionário estava meio lá e não mais. Fui embora depois de perceber que não havia nada mais a fazer naquele local. Eu gosto muito disso, gosto de ir a um lugar fazer uma coisa muito diversa da que fui fazer. Afinal fazer o que fomos fazer atrapalha muito. E é só por isso que amo as férias. Não preciso ir a lugar nenhum. Mas fazer isso na Ilhabela é bem melhor....

9 comentários:

Unknown disse...

Queridíssimo! Adorei o texto inteligente com uma pitada suave de humor. Não sabia desse dom... continua a escrever sempre! Beijo grande, Erica.

Jacques Stifelman disse...

Obrigado Erica. Eu to tentando melhorar o jeito de escrever esse blog talvez ajude. Um beijo grande.

Ida Mariza Henkin disse...

Juca, já tinha percebido que tu gostavas de uma caneta e papel... Muito legal teu blog, adoro ler coisas diferentes e tu és muito espirituoso também quando escreves.
Bjão. Ida M.

Bkt. Angela disse...

Passo tanto por isso nas lojas Jacques,só que meu estoque de paciência está por um fio,não aguento mais ser maltratada como se eu fosse entrar para assaltar as lojas.
Da próxima vez, vou me lembrar do que eu li e tentar não ter pressa, pensar que estou de férias rs
Mto bem escrito.
Abço

Eliane disse...

Olá Jacques!
Gostei muito do teu comentário, principalmente sobre sair de um emprego. Estou insatisfeita com o meu....
E teu texto também é bem bom de ler!
Abraço!

Jacques Stifelman disse...

Obrigado Bkt Angela e Eliane. Os seres humanos sao muito esquisitos, nao devemos esperar muito para nao sofrermos demais.

Simone MartinS2 disse...

Ola Jax, o Marcelo Tass indicou seu blog e foi muito bom, pois adorei!! Eu nao sei bem ao certo o que é certo ou o que é errado, mas estou sempre de bom humor nessas situações...espero, dou um sorriso, faço uma piadinha e as vezes nem consigo resolver, mas vou embora tranquila e acabo por dando o objeto que nao troquei para alguem...Então, me vi em seu texto, um pouco mais calma é claro...um abraço pra ti e vou seguir seu blog...ok?

Iracema Medeiros disse...

Olá Jacques, adorei o seu texto. Tem um humor muito especial.Tenho um blog sobre bons e maus serviços e gostaria de postá-la. Vc autoriza? Se quiser conhecer: http://escoladoservir.blogspot.com/
Abraço
Iracema

Jacques Stifelman disse...

Erica, Ida, etodos que escreveram...muito obrigado pelo apoio. Escrever nao e fácil e sem estimulo fica ainda mais difícil. Simone pode seguir e ficar a vontade. Talvez você se encha rápido, o Tas é muito generoso comigo mas meu blog é bem fraquinho. Iracema pode recomendar o blog.